Sobre o Digesto

"The prophecies of what the courts will do in fact, and nothing more pretentious, are what I mean by the law."


- Justice Oliver Holmes




O Começo



        O Digesto surgiu com um objetivo claro de usar as ferramentas da ciência da computação para melhorar a prática do direito. Acreditamos que as tecnologias que permitem o processamento de grandes quantidades de texto, a identificação de tendências e o aprendizado por máquina, podem auxiliar cidadãos, empresas, advogados, promotores e juízes a melhor responderem as suas perguntas sobre como interpretar e aplicar a lei.


        O primeiro problema que nos propomos a resolver é como melhorar a pesquisa de jurisprudência. Acreditamos, assim como Justice Holmes - da citação que nos inspira -, que a expectativa sobre o que os tribunais vão dizer sobre determinada lei, é na realidade a lei em si. Assim entender o que disseram no passado é importante para interpretar o direito.


        A pesquisa de jurisprudência mudou nos últimos 15 anos do formato livro para o formato digital, este processo porém deixou de lado um importante componente, a curadoria. Enquanto nos antigos repositórios cada decisão era cuidadosamente escolhida, a internet passou a aceitar tudo, tornando difícil a tarefa de identificar o que é ou não relevante, mas com a vantagem de permitir que o usuário tenha acesso a tudo, não somente ao que foi selecionado pelo corpo editorial.


        O objetivo do Digesto é usar a tecnologia para que cada usuário torne-se o curador do seu próprio repositório, disponibilizando ferramentas que facilitam a pesquisa e posterior filtragem do que é importante. Queremos tornar a pesquisa jurídica mais rápida e prazerosa.


        Queremos que a pesquisa de jurisprudência seja apenas a primeira área do direito a ser impactada por nossa tecnologia. Esperamos, em breve, disponibilizar outras ferramentas ainda mais impactantes, tendo como base o enorme banco de dados inteligente que estamos construindo à medida em que mapeamos o genoma da lei brasileira e como ela é usada.


        Nesta linha, em Setembro de 2013, nos unimos ao Radar Oficial que possui em sua base todos os diários da justiça, fazendo do Digesto + Radar Oficial a ferramenta de pesquisa jurídica mais abrangente do Brasil.




As Pessoas



Tomás Junqueira de Camargo, co-fundador.


        Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e mestre (LL.M) pela University of Pennsylvania Law School.


linkedin.com/in/tomasjunqueiradecamargo


Fernando Moya Orsatti, co-fundador.


        Engenheiro Mecatrônico e doutor em Engenharia de Sistemas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pós doutorado em inteligência artificial.


lattes.cnpq.br/2412665361455194


Ricardo Niederberger Cabral, sócio.


        Engenheiro de Computação formado pelo Instituto Militar de Engenharia, mestre em Ciência da Computação pela PUC-RIO e MBA pela FGV.


about.me/rncabral